sábado, novembro 07, 2009

Mundo civilizado?

Sempre tentei evitar escrever sobre violência e ver fotos sobre. Não por falta de interesse, não é isso, mas é que essas coisas sempre mexem comigo de um jeito inexplicável.
Choca. Atordoa. É quase inacreditável que algo assim aconteça em pleno século XXI, num momento em que as pessoas se vangloriam por todo o progresso que o homem conquistou. Estamos tão próximos à barbárie que nem nos damos conta. Afinal, uma das características é exatamente a de não se importar e não se envolver; é como se tudo isso fosse natural.
Nos acomodamos com essa nova realidade que nada mais nos espanta. Guerras, assaltos à mão armada, sequestros - tudo virou rotina.
Um dia desses, estava eu vendo blogs, e algo me chamou a atenção. Era uma imagem de um menino palestino, com dois tiros no peito, cercado de pessoas, alguns tentando erguê-lo, parecia estar sorrindo. A legenda dizia: "Sim, ele está morto!".
Fiquei chocada. Parecia não ser verdade - mas era.
Foi aí que me dei conta. Infelizmente, não adiantará quantos posts fizermos sobre esse assunto, ou quantos protestos. Infelizmente, não. Todos se perguntam: "então o que vamos fazer?"
Olha, penso eu que não muita coisa. A coisa ficou tão fora de controle que não tem muito a fazer.
Quando será que o resto do povo vai acordar? Quando que os chefões lá em cima vão se dar conta de que tudo isso é um absurdo? Quando?
Há muita liberdade disfarçada. Os valores espalhados pregam uma liberdade individual nunca antes conquistada, um prazer em valorizarmos nossas particularidades e desejos, mas a prática mostra que o pensamento dos brasileiros ainda beira o raciocínio de séculos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário