quarta-feira, outubro 06, 2010

Existe?

O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?
É assim que começa o livro "Querido John", de Nicholas Sparks. Acho que muitos já devem ter ouvido falar, ou ter visto o filme.
Não vou falar resumidamente sobre o livro - sou péssima em resenhas -, mas queria falar sobre o que ele deixa quando você o termina de ler. Sim, sua mensagem, a moral.
Esse é um daqueles livros em que você não consegue largar. Desculpem o clichê, mas é verdade. Eu lia a todo momento; antes de dormir, em frente ao computador, andando de carro e até na escola. Tenho uma queda por esse tipo de livro, confesso.
Mas o final...
Bem, ele me decepcionou.
Decepcionou justamente por mostrar a realidade, com um final não tão feliz como eu esperava.
Decepcionou porque eu esperava aquela fantasia toda, dos felizes para sempre e tudo o mais.
Mas não foi assim. Quando terminei de ler, foi como um choque, uma sacudida para a realidade e para esse mundo que é tão injusto.

Será que existe? Esse amor todo, quero dizer. E não me refiro ao amor fraternal, me refiro ao de um homem e uma mulher.
Tem vezes que vejo aqueles casais de velhinhos e me pergunto se realmenter se amam. Podem ter se amado no passado, quando tinham uma vida livre e eram jovens. Mas e agora? Continuam se amando?
Não me admiro quando nós, adolescentes, trocamos de amores quase como trocamos de roupa. Quando se é jovem tudo é mais fácil, não se tem compromisso algum. Quando vem a responsabilidade e aquele quase "dever" de se casar, você casa com a pessoa que julga amar e vive os primeiros dois meses em pleno amor.
Até que começam as brigas, discussões sem sentido e você percebe que não reconhece mais seu parceiro por quem jurou amar pra vida toda.
Estamos fartos de exemplos assim. Por esse motivo que o divórcio é algo tão comum hoje.
Até hoje, conheço apenas um caso em que se amam perdidamente e me pergunto se isso não é só ficção. Existe, eu sei, mas acho tão difícil e as vezes até irreal.
Amor não tráz dinheiro; sabemos bem. É preciso trabalho e seriedade quando se casa.
Mas será que é tão difícil você amar tanto alguém, e pra vida toda?

4 comentários:

  1. Assisti a esse filme, mas estou lendo o livro e estou adorando mais que o filme pois o livro é mais completo.
    É uma linda história de romance e drama,
    gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. é um dos livros que quero logo ler...
    imaginei que o final não seria tão...feliz...
    dramas x guerra x romance me trazem fascinação
    enfim...

    existe
    as vezes também me pergunto isso, mas
    preciso acreditar que exista.
    senão, que expectativas teríamos de um bom futuro não é? =)

    ResponderExcluir
  3. Existe sim.
    E é mais comum do que se imagina.
    Mas o detalhe está na intensidade...

    Alguém ama assim sempre... mas e o outro?
    Ama?

    ResponderExcluir
  4. estou com o filme aqui em casa, mas quero primeiro ler o livro. Dizem que é lindo *-*

    :*

    PS: voltei com o blog, me desculpem pela ausência :/

    ResponderExcluir